Et la neige n'était plus..., de Ababacar Samb-Makharam (Senegal, 1965)



SINOPSE:
Um jovem bolsista senegalês regressa da França. O que ele aprendeu? O que ele esqueceu? Que caminho ele irá escolher para o contato com as novas realidades africanas? Os problemas que se colocam na juventude africana expostos com franqueza, coragem e humor.

Sobre o diretor:
Nascido em 21 de outubro de 1934 em Dakar, ingressou no Conservatoire d'art dramatique de Paris em 1955 e fundou um grupo de teatro, Les Griots. Interpretou então alguns papéis pequenos e depois, em 1958, foi para o Centro sperimentale di cinematografia na Itália, a grande escola de cinema romano.

Retornou ao Senegal em 1964 e trabalhou nos meios do rádio e da televisão. Enquanto continuava sua carreira como diretor, investe na promoção e defesa dos cinemas africanos e será o secretário geral da Fédération panafricaine des cinéastes (FEPACI) de 1972 a 1976. Criou a sociedade de produção Baobab Films (Dakar).

Morreu em 7 de outubro de 1987.

Filmografia
1966 : Et la neige n'était plus (curta)
1971 : Kodou
1982 : Jom (ou L'Histoire d'un peuple)

* Com informações do Cine África.

COMENTÁRIOS:

De 1965, ou seja, do início dos cinemas africanos pós-coloniais, o filme traz a discussão, de forma bastante crítica, ainda que leve, de questões como diáspora, o retorno ao país de origem, os conflitos entre tradição e modernidade e como a Europa afeta a vida de jovens africanos que saem de seus países para estudar. O recurso de voz off guia o filme, exatamente como outros produzidos na mesma época - incluindo o curta do Ousmane Sembene, Nyia, do mesmo ano - fazendo com que a força do discurso seja mesmo o texto. Não dá pra saber direito em que região do Senegal a história se passa, mas é interessante ver os espaços de village e os mais urbanos. O diretor mostra com muita ênfase imagens mais urbanas da cidade, onde o protagonista parece se sentir mais à vontade: prédios altos, bares e restaurantes à beira-mar, vida noturna. O texto me pareceu bom, crítico, e também um olhar sobre a experiência do próprio diretor, o que é algo que retornará como temas de centenas de filmes - a experiência diásporica de diretores africanos. O sabor crítico do filme também dialoga com a atuação do diretor como secretário geral da FEPACI.

FICHA TÉCNICA
Original title: Et la neige n'était plus (S)
Year: 1966
Running time: 22 min.
Country: Senegal
Director: Ababacar Samb-Makharam
Screenwriter: Jacques Janvier, Ababacar Samb-Makharam
Music: Soundioulou Cissoko, Ben Tall
Cinematography: Georges Caristan (B&W)
Cast: Thomas Coulibaly,  Ndéye Diarra,  Fatoumata Sankon,  Thomas Coulibaly
Producer: Baobab Films
Genre: Drama | Short Film
* Com informações da FilmAffinity

O filme está disponível no YouTube sem legendas, e para baixar no Cine África.




Comentários